THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES ?

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

"A Ilha de Circe"

Durante uma aula da disciplina de Língua Portuguesa fomos á biblioteca escolar onde teríamos de requisitar um livro para ler e em seguida comentar.
O livro que escolhi intitula-se “A Ilha de Circe” e foi escrito pela açoriana Natália Correia (1923-1993) .
Este livro é composto por três contos:
“Mãe, mãe, porque me abandonaste?” – este conto é pequeno e penso que a história está bem construída pois as personagens estão interligadas entre dois tempos bem diferentes (o que mostra como era a vida e a mentalidade das pessoas antigamente e como é agora). Esta história a principio não me despertou muita atenção, pois não estava a percebê-la, mas quando acabei de ler consegui entendê-la e gostei.
“As Nações Unidas” – tal como “Mãe, mãe, porque me abandonaste?” este conto é pequeno. Dos três contos deste livro, este foi o que menos me cativou, pois a parte central do conto é um pouco repugnante. Mesmo assim admiro a escritora por ter redigido uma história como esta nos anos 80.
“A Ilha de Circe” – esta é a história que dá nome ao livro. Um conto ligeiramente maior que os outros dois, e que me causou maior desejo para ler…Penso que este conto é agradável, pois mostra-nos duas histórias muito interessantes ligadas entre si: a história de um amor impossível com um final trágico e a história da deusa Circe na ilha da Madeira que acaba por explicar o porquê do amor impossível. Esta história é muito rica em descrições, descrições esplêndidas. O enredo que se cria á volta da personagem principal é muito interessante e cativante. Com esta história aprendi factos históricos e mitológicos que desconhecia.
O tipo de linguagem usado neste livro é fácil de entender, apesar de algumas palavras serem pouco comuns nos dias de hoje, tanto que precisei de recorrer a um dicionário diversas vezes.
Nunca tinha lido nada desta escritora e fiquei com curiosidade em ler outro livro.

1 comentários:

Adriana disse...

Boa crítica ao livro. Gostei especialmento do inicio da crónica, onde expões os acontecimentos antes da leitura do livro.
Crónica dividida na critica de três contos distintos. Acontecimentos organizados.
Sem erros, tanto de semântica, como ortográficos.
Crónica bem estruturada.





Adriana